domingo, 5 de junho de 2011

O Segredo do Véu - 1º Parte

Por Hudson Ueslei

         Após a queda humana instaurou-se a separação entre a criatura e seu criador e o objeto que se estabeleceu como fruto desta separação foi o véu que se formou entre o Deus eterno e a linhagem adâmica. Este véu não foi removido pela graça, mas foi rasgado por Jesus e agora foi constituído o acesso livre ao trono, porém o véu rasgado assim é encontrado apenas no novo santuário que foi inaugurado por Cristo que é o corpo humano daqueles que são escolhidos para serem sacerdotes reais da nova aliança que para adentrarem ao santíssimo ainda necessitam ultrapassar sempre o véu rasgado que existe em cada sacerdócio e isto não pode ser feito por pessoas comuns do povo, pois nas tais o véu ainda está intacto e o sacerdócio inexistente. O que de fato aconteceu é que o Senhor Jesus além de cancelar a separação do véu construiu um novo templo e um caminho novo e vivo e estabeleceu esta nova linhagem de sacerdócio real. Quando o sacerdócio conhecendo o segredo do véu se utiliza dos elementos necessários para ultrapassá-lo assim ocorre a maior experiência que o homem pode ter: a chegada ao trono.

        Descubra o segredo do véu!

        Hebreus 10. (19) Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20- pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne,

        O que é então esse véu?

        É a carne inclinada pelo pecado este é o véu que se estabeleceu pela queda como separador entre nós e Deus.

        No cumprimento do tempo eterno Jesus rasgou o véu da separação entre Deus e os homens através do seu sacrifício, para isso além de cancelar o véu do templo como uma barreira impeditiva Ele se construiu como o caminho para chegarmos ao santíssimo, e colocou o santíssimo lugar num novo templo, porém existe ainda um véu rasgado em cada um de nós que somos chamados ao sacerdócio, um verdadeiro obstáculo natural, nossa carne, que é o véu próprio e pessoal de cada um e que se opõe e nubla nossa visão para nos apresentarmos diariamente ao trono santíssimo localizado no ponto principal do caminho. Portanto, este véu deve ser ultrapassado diariamente para que possamos chegar ao santíssimo lugar andando pelo caminho que agora está livre para aqueles que n’Ele crêem. Não podemos concluir coisas como: Ah! então você está dizendo que o Espírito Santo não está em nós e temos que chegar a Ele diariamente? Bem então você está dizendo que não temos acesso direto pela graça ao trono de Deus? Obviamente que não, estas colocações serão vistas mais adiante à luz da palavra. Para tanto observaremos que para chegar à presença de Deus que já está dentro de nós pela sua infinita graça e tocá-lo com nossa adoração, precisamos vencer o véu de modo comparativo ao que Cristo realizou quando, se anulando por amor, venceu o véu de sua própria carne e o véu do templo, mas agora nós assumimos sua missão de amar e precisamos também de mesmo modo agir, contudo num plano apenas espiritual em relação ao sacrifício vicário.

         Origem e formação do véu.


         Êxodo 26. (33) Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos.

        (2º) Crônicas (3). (14) Também fez o véu de azul, púrpura, carmesim e linho fino; e fez bordar nele querubins.

        O que é ultrapassar o véu?

         Representa a entrada pela oração no estágio de intimidade e adoração a Deus somente possível com o cancelamento do nosso ego em prol de uma entrega para realização da vontade de Deus.

          Aonde identificamos biblicamente que a carne, ou seja, o nosso véu, ele se apresenta como um obstáculo a intimidade com Deus, ao santo dos santos?

         Hebreus (6).18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; 20 aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

         Observamos aqui que espiritualmente ainda existe um véu, que é pessoal de cada um, nossa carnalidade.
   
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário