domingo, 5 de junho de 2011

O Segredo do Véu - 2º Parte

Por Hudson Ueslei

Como podemos ultrapassar nossos véus?

O segredo do véu desvenda isto.
O véu trás uma revelação que são os cinco elementos:
Como poderemos ultrapassá-lo!
SOMENTE JESUS CONSEGUIU COM PERFEIÇÃO DE AGIR COMO REQUERIA O VÉU.
    1) Os Querubins representam serviço pleno e entrega total em adoração a Deus; (Salmos 99 e Ezequiel 10)
    2) O linho fino representa que os santos devem agir em justiça. Apocalipse 19. (8);
3) A Carmesim representa o sangue que redime e purifica do pecado;

 4) A Púrpura cor que caracteriza a realeza. Somente uma realeza sacerdotal pode entrar além do véu e antes de sua entrada o seu corpo era lavado.
 Marcos 15.17 - vestiram-no de púrpura e puseram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos que haviam tecido; 18 e começaram a saudá-lo: Salve, rei dos judeus!
Somente reis podem entrar no santo dos santos.
 LEMBRETE: “... porém para se adentrar ao santíssimo ainda há que se ultrapassar sempre o véu, mas somente os que são constituídos sacerdotes reais o podem fazer e não pessoas comuns do povo...”
    5) A cor Azul alude ao céu de onde Cristo veio como divino e celestial nos traduzindo que somente os celestiais podem entrar ao véu através da azul esperança.
A proposta de irmos ao céu produz uma esperança, uma cor azul, a qual é âncora da alma e penetra até o interior do véu.
Hebreus (6).
18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta;
19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu;

Tracemos então um paralelo.

ONDE OS CINCO ELEMENTOS ESTÃO DESCRITOS NA NOVA ALIANÇA!
A) Hebreus 10. (19) Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20- pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

1) Os Querubins - entrega total em adoração a Deus;
“... e inteira certeza de fé...” Quando temos uma fé total, nós confiamos absolutamente e nos entregamos plenamente. Lembrando que adorar é bem mais que entoar cânticos, mas é submissão e confiança plena que essencialmente subsiste com a certeza de fé.
2) O linho fino - agir em justiça;
Verdadeiro coração. É esse verdadeiro coração que é íntegro e sincero é que produz a justiça.
3) A Carmesim - o sangue que redime;
Coração purificado da má consciência;
4) A Púrpura cor da realeza que banhada entrava no santíssimo; (OBS – 1)
Somente um sumo sacerdote, que tinha caráter de realeza, entrava além do véu e a sua habilitação ocorria com seu corpo lavado.

SOMENTE UM SACERDÓCIO REAL COM CORPO LAVADO IA AO SANTÍSSIMO.
“... corpo lavado com água limpa...”
 5)  A Azul representa duas coisas: um Jesus celeste e uma esperança proposta também celeste a qual é âncora da alma e penetra até o interior do véu.
“... lançar mão da esperança proposta; 19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu...”
 B) Hebreus (6).
18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta;
19 a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu;
 (OBS – 1)
Êxodo 29.1 - Isto é o que lhes farás para santificá-los, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem defeito, 4 Então farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da revelação e os lavarás, com água.
Levítico 16.2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu... 3 Com isto entrará Arão no lugar santo: com um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro para holocausto.
4 Vestirá ele a túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com o cinto de linho, e porá na cabeça a mitra de linho; essas são as vestes sagradas; por isso banhará o seu corpo em água, e as vestirá.
 1º Pedro (2). 9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Todo o esforço de Cristo com seu sacrifício que chegou até a morte foi para nos salvar e transformar-nos em sacerdócio real para ministrar-lhe adoração no santo dos santos.
Exemplos bíblicos de pessoas que ultrapassaram seus véus?
Paulo;
Parece-me que Paulo, mais do que qualquer um, rompeu o véu e chegou ao lugar do trono quando menciona ter ouvido coisas inefáveis.
 O estabelecimento profético do novo e vivo caminho.
Mateus 27. (51) E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam,
 OBS.: No trecho da epístola de (2) coríntios (3) (14 ao 16) encontramos o véu com o contexto de cegueira espiritual e venda nos olhos, não semelhante semanticamente ao abordado aqui.
  Hebreus (9). 11, Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
 A mensagem dorsal desta abordagem é que somos a nova linhagem eterna de sacerdotes e que temos que exercer nosso ofício sacerdotal que está em entrar no santo dos santos pelo ultrapassar de nossos véus em adoração diária e tornar realidade a muita produção dos efeitos da oração e a súplica por todos os santos e pelos os governos.
O que de fato encontramos quando ultrapassamos o véu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário